sábado, 31 de julho de 2010

31 de Julho - Partir

08h30, já os Pioneiros da Areosa se encontravam na Paróquia prontos a carregar os seus carros de viagem que os levariam até à Lagoa!
Onde estão as manas Lima? 09h15 apareceram elas, prontas a ouvir um sermão do chefe Nuno ( xD). Depois deste pequeno discurso, fomos ouvir um discurso ainda maior do Xô Padre!
Carros e elementos benzidos, tralhas enfiadas nas respectivas malas, beijinhos e abraços aos papás e ... SIGA VIAGEM!
Eram morcegos e um suricata na Navara, suricatas no Pólo e panteras no Punto... WalkieTalkies ligados toda a santa viagem!
" Nuno, tenho a mala aberta!" - gritava a Joana. Paragem de última hora em Miramar para fechar a mala que estava fechada!!
E... SIGA VIAGEM ( outra vez) !
Proxima viagem Figueira da Foz ou não ... Paragem na estação de serviço, alias após a portagem para o lanchinho, e depois sim ... Figueira da Foz para fazer xixi ! Meninas para um lado, meninos para o outro (literalmente)
... mais uma vez SIGA VIAGEM! suposta próxima paragem: Lisboa
Qual Lisboa qual quê!? Acabamos por almoçar no Mosteiro da Batalha, pois já eram 14h05!!!
Antes do almoço ainda houve tempo para a bela da fotografia com os noivos mais belos (ou não) de sempre!!
Vamos masé comer!!
PESSOAL, A MARTA COME CARNE ESTE ACAMPAMENTO!!! WOW!
Depois do belo do almoço, vamos à sobremesa: GELADO, GELADO!! : DD
Enquanto nos deliciavamos com o belo do Calipo, siga ter uma aula de história d'artes.
Uma voltinha ao mosteiro, uma visitinha pelo Coutinho à casa do sem-abrigo (contentor do lixo o=) e mais uma vez, metidos nos carros até à Repsol situada numa estrada nacional sem fim ... algures no sul de Portugal!
(PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL ... TAMTAM ...!!)
É obrigatório referir que até este ponto (e mesmo depois dele) a Bea passou a viagem a dormir, o Coutinho a chatear e a Marta a bombar ou a trabalhar (no seu cordão)!!
Nesta pequena paragem para lanchinho houve tempo para uma musiquinha, aliás, para algum barulho! Jambés aqui ... didjiridus ali ... e gunas com a sua grande música acolá!! (=
Esta foi a última paragem até ao destino deste dia!
A verdade é que só chegamos à nossa casinha da Lagoa por volta das 22h00 mas, vá admitamos, compensou!
Muito rapidamente visitamos a casa e o terreno (pequeno terreno envolvente da mesma) e tomamos o nosso banhinho relaxante! (paracendo que não, a viagem já nos pôs a cheirar TOTIL mal x:)!
Agora, enquanto esperamos pelo jantar, servido e cozinhado pelas panteras (são de momento 23h15) estamos para aqui a "botar" tudo o que se passou neste dia!
Hoje vamos dormir dentro da casa, ... amanhã, ... quem sabe!?
Vamos masé manter a porta fechada para não entrarem bichos (: *
Até amanhã!!
( Texto Elaborado Equipa Suricata )

INTRODUÇÃO

Este diário do Acampamento é feito integralmente pelos nossos Pioneiros, no entanto, eles só vão ter conhecimento do resultado final quando virem o Blog em casa e com mais um Acampamento vivido.
Os textos que entram todos os dias são escolhidos dos diários de cada equipa e aquele que na nossa perspectiva melhor descreve o dia. Pretende-se que cada equipa tenha o seu próprio caderno de viagem e que o grupo, potenciado pela capacidade de cada equipa, apresente o seu próprio caderno de viagem.

O COMEÇO DA AVENTURA



Tudo começou quando tivemos que decidir qual o rumo a dar ao nosso grupo. Com o cantinho da imaginação a funcionar surgiu a ideia de seguirmos “A volta ao Mundo em 80 dias” como tema do nosso empreendimento. Um empreendimento, para ser completo e viável de concretizar, tem de ser constituído pelo imaginário (história de acordo com o tema e sobre a qual giram todas as actividades) e pelas actividades. O nosso imaginário tem como herói o Neiro e é mais ou menos assim:


Era uma vez um rapaz chamado Neiro que desde cedo decidiu envergar pelo caminho do escutismo. Certo dia, juntamente com os seus amigos, chegaram à conclusão que não conheciam nada acerca do Mundo, que precisavam de mais para sentirem que possuíam uma mínima bagagem cultural. Após isto, começaram a preparar a sua viagem. Embarcaram na aventura do conhecimento e ficaram estupefactos com a quantidade de coisas que eles não conheciam, que não sabiam a história nem o porquê de existirem.


Foi desta forma que decidimos guiar o nosso ano escutista, encarando-o como um ano de crescimento cultural. Depois do tema e do imaginário decididos faltavam as actividades. Propusemos actividades de conhecimento; inicialmente da nossa cidade, depois do país, seguindo-se a Europa e, por fim, o Mundo. Para isso, foram propostos jogos de cidade, acampamentos temáticos (relacionados com o nosso ou outros países/continentes), jantares temáticos e, como actividade de Verão, um Inter-Rail. Esta última actividade não era possível realizar, não só devido ao pouco tempo que tínhamos para o fazer (uma semana), mas também porque o nosso grupo é muito jovem e não era muito apropriado. Depois de termos analisado bem a situação do Inter-Rail começámos a pensar como o Neiro “Se calhar não conhecemos assim tão bem o nosso país” e assim surgiu a ideia do Intrarail- recentemente alterado para RoadTrip- e de nessa semana conhecermos locais do nosso país e actividades que podemos desfrutar cá.


Deste modo, viemos nesta incrível viagem, que nos vai enriquecer imenso, porque não há melhor sensação do que conhecer a cultura e os cantinhos à beira mar plantados que fazem parte da nossa identidade pessoal, escutista e cultural.