sábado, 31 de julho de 2010

O COMEÇO DA AVENTURA



Tudo começou quando tivemos que decidir qual o rumo a dar ao nosso grupo. Com o cantinho da imaginação a funcionar surgiu a ideia de seguirmos “A volta ao Mundo em 80 dias” como tema do nosso empreendimento. Um empreendimento, para ser completo e viável de concretizar, tem de ser constituído pelo imaginário (história de acordo com o tema e sobre a qual giram todas as actividades) e pelas actividades. O nosso imaginário tem como herói o Neiro e é mais ou menos assim:


Era uma vez um rapaz chamado Neiro que desde cedo decidiu envergar pelo caminho do escutismo. Certo dia, juntamente com os seus amigos, chegaram à conclusão que não conheciam nada acerca do Mundo, que precisavam de mais para sentirem que possuíam uma mínima bagagem cultural. Após isto, começaram a preparar a sua viagem. Embarcaram na aventura do conhecimento e ficaram estupefactos com a quantidade de coisas que eles não conheciam, que não sabiam a história nem o porquê de existirem.


Foi desta forma que decidimos guiar o nosso ano escutista, encarando-o como um ano de crescimento cultural. Depois do tema e do imaginário decididos faltavam as actividades. Propusemos actividades de conhecimento; inicialmente da nossa cidade, depois do país, seguindo-se a Europa e, por fim, o Mundo. Para isso, foram propostos jogos de cidade, acampamentos temáticos (relacionados com o nosso ou outros países/continentes), jantares temáticos e, como actividade de Verão, um Inter-Rail. Esta última actividade não era possível realizar, não só devido ao pouco tempo que tínhamos para o fazer (uma semana), mas também porque o nosso grupo é muito jovem e não era muito apropriado. Depois de termos analisado bem a situação do Inter-Rail começámos a pensar como o Neiro “Se calhar não conhecemos assim tão bem o nosso país” e assim surgiu a ideia do Intrarail- recentemente alterado para RoadTrip- e de nessa semana conhecermos locais do nosso país e actividades que podemos desfrutar cá.


Deste modo, viemos nesta incrível viagem, que nos vai enriquecer imenso, porque não há melhor sensação do que conhecer a cultura e os cantinhos à beira mar plantados que fazem parte da nossa identidade pessoal, escutista e cultural.

1 comentário:

  1. boa noite pessoal, kero ver mais fotos e saber mais noticias da actividade, :P
    beijinhos e abraços continuaçao de boa actividade
    AR

    ResponderEliminar